Protocolo de reabertura no Município de São Paulo.

03/06/2020 No Comments Sem categoria JA

O governo do estado estabeleceu um protocolo de reabertura gradual que divide o estado em cinco cores, variando de acordo com o estágio de controle da pandemia. Classificada na “fase de controle” (laranja), a cidade de São Paulo foi autorizada pelo governo estadual a reabrir atividades imobiliárias, escritórios, concessionárias, comércio e shopping centers. No entanto, o prefeito Bruno Covas decidiu manter a quarentena até 15 de junho, autorizando que cada um desses setores reabram depois dessa data, desde que aprovem protocolos específicos de reabertura.

Segundo o plano de flexibilização da quarentena do Estado, comércio, shoppings, imobiliárias, concessionárias e escritórios já estão autorizados a voltar a funcionar. Apesar disso, nada muda no começo desta semana na Capital; as atividades só vão ser retomadas após aprovação da administração municipal e da Vigilância Sanitária. As regras constam de decreto publicado no sábado (30). O texto diz que as empresas devem apresentar protocolos de distanciamento e higiene de ambientes, testagem e orientações de colaboradores.

O prefeito ressaltou ao longo da semana que são essas regras que darão segurança para a retomada gradual das atividades e pediu que as empresas deem sugestões de horários alternativos de funcionamento, com redução de expediente, e agendamento de atendimentos.

O prefeito ressaltou que os estabelecimentos deverão dar atenção especial as funcionárias que são mães, já que as escolas e creches ainda não têm previsão de retorno.

Segundo a prefeitura, os estabelecimentos poderão retomar o atendimento quando o termo de compromisso for publicado. As subprefeituras serão responsáveis por fiscalizar se os estabelecimentos estão cumprindo as normas.

Apenas entidades setoriais (sindicatos da categoria) serão responsáveis pelo envio dos protocolos à prefeitura da capital paulista. Os setores aptos à reabertura deverão apresentar um planejamento, que inclui itens como a testagem dos funcionários, normas de higiene e regras de autorregulação para fiscalização.

Please follow and like us: